As Marias Artesãs estão completando 15 anos. A data foi comemorada na manhã desta terça-feira (16) com a entrega de homenagens aos parceiros e a abertura de uma exposição que além de contar a história da Associação também retrata boa parte da cultura da região. A mostra ocupa toda a área de exposições do Memorial do Milho no Parque de Exposições.
Três Marias foram designadas para contar a história da Associação das Marias Artesãs. Maria Moreira contou que o trabalho começou pequeno, em um espaço improvisado, com apenas seis integrantes. A matéria prima era a fibra do algodão, mas não demorou e as Marias foram acolhidas pelo Sindicato Rural e pela Casa da Cultura do Milho, ganhando novas possibilidades.
Na Capital Nacional do Milho, a palha passou a ser trabalhada e com criatividade deu origem a verdadeiras obras de arte. Flores, arranjos variados e muitos personagens da nossa história passaram a ser retratados nos arranjos em palha das Marias Artesãs. A exposição retrata, por exemplo, as folias de reis, as congadas e os desfiles cívicos que ocorrem em Patos de Minas.
A comemoração do aniversário de 15 anos das Marias Artesãs também foi marcada por muitas homenagens. Pessoas, entidades e autoridades que colaboraram com o trabalho da Associação receberam o troféu Maria Mercedes, claro produzido em palha pelas próprias Marias. Marialda Coury, a artista plástica e artesã, que deu origem à Associação também recebeu muitas homenagens. Entre as Marias, uma foi escolhida como destaque, Irene Maria, que aos 86 anos ainda trabalha confeccionando peças na Associação, foi homenageada pelas colegas.
A Exposição das Marias Artesãs vai ficar exposta no Memorial do Milho do Parque de Exposições e poderá ser apreciada pelos visitantes durante toda a Fenamilho.
Autor: Maurício Rocha
[[ comentario.apelido ]]
[[ comentario.data ]][[ comentario.texto ]]
Comentário removido pelos usuários
[[ resposta.apelido ]]
[[ resposta.data ]][[ resposta.texto ]]