Mutirões de limpeza, ações educativas, passagem incessante do fumacê pelos bairros com maior índice de infestação do mosquito Aedes Aegypti, nada disso têm sido suficiente para conter o avanço dos casos de Dengue em Patos de Minas. Boletim divulgado nesta quinta-feira (23) pela Prefeitura mostra que março já é o mês com maior número de casos confirmados da doença.

O boletim elaborado pelo setor de epidemiologia mostra aumento significativo em comparação à última quinta-feira: de lá pra cá, 270 pessoas tiveram o diagnóstico de dengue confirmado, enquanto as notificações saltaram de 1.549 para 1.878 em apenas uma semana. O número de notificações de janeiro até agora é 2,5 vezes maior que o registrado no mesmo período do ano passado.

As ações de combate ao mosquito transmissor continuam acontecendo, mas a Prefeitura pede a ajuda da população. Cerca de 80% dos focos do mosquito Aedes Aegypti estão dentro das casas. “Vistorie calhas, ralos, pratinhos de plantas e todo recipiente que possa acumular água”, pede a Prefeitura.

A Dengue provoca febre alta, dores de cabeça, atrás dos olhos, dores musculares e nas articulações, enjoos e vômitos e nos casos mais graves, quando ocorre a Dengue Hemorrágica, a doença pode até levar morte. Patos de Minas já registrou um óbito este ano.