A cidade de Patos de Minas passa a ter uma marca que vai reforçar a economia local, promover a competitividade, atrair investimentos e gerar maior senso de pertencimento da população. A criação da identidade visual (logomarca) faz parte do projeto de city branding (ou marca cidade) conduzido pela ADESP, a Agência para o Desenvolvimento Econômico e Social de Patos de Minas, em parceria com o Sebrae Minas e outras instituições.

A logomarca já possui pedidos junto ao INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial) e se iniciou a partir de uma consultoria especializada em marca-lugar, a Bloom Consulting, para identificar vocações e fortalecer identidade da cidade.

Foram 3 etapas de imersão na cidade: levantamentos dos estudos da cidade, buscas no digital sobre a cidade e etapa de engajamento presencial, ouvindo as pessoas nas ruas da cidade e de rodas de conversas com diversos grupos (Comerciantes, indústria, produtores rurais, LGBTQIA+, idosos, crianças, distritos, bairros, saúde, educação, turismo, cultura, patrimônio, esporte, eventos, imprensa, dentre outros).

Ao fim da pesquisa houve a sugestão de 42 projetos divididos em 7 categorias como engajamento comunitário, qualificação, capacitação, engajamento de stakeholders, ativação, pertencimento e reconhecimento. Estes projetos se referem por exemplo a reestruturação do Mercado Municipal, aeroporto municipal, Fenamilho 2.0 e programas de desenvolvimento urbano e cultural.

Um dos grandes diferenciais do projeto é a parceria dos três setores da sociedade (o setor privado, o setor público e o 3º setor (ONGs), abrangendo organizações governamentais, comerciais, educacionais e comunitárias. A iniciativa conta com o apoio da Sebrae, Fiemg, Emater-MG, Sindicato dos Produtores Rurais, Sicoob Credicopa, Sicoob Credipatos, CDL, Sindicomércio, Acipatos, Unipam, Fepam, Expocaccer, UFU, Sindhorb, Prefeitura, Câmara Municipal, Unart, Comunidade Sapé, Associação dos Alambiques do Cerrado Mineiro, Coopatos, Prefeitura Municipal, Câmara Municipal, dentre outras instituições.

A marca poderá ser utilizada de maneira coletiva pela população e, também, terá um selo para produtos de origem, que vai destacar a produção local. É importante reforçar que essa é uma marca da cidade, da sociedade de Patos de Minas, e não é algo do poder público.

O que o morador de Patos de Minas ganha com esse trabalho: uma cidade com uma marca forte atrai mais investimentos, visitantes e turistas, gera mais orgulho da população e consequentemente mais emprego, mais renda, melhora a qualidade de vida do povo, além de destacar os produtos locais: queijo, pamonha, café, cachaça, carne suína, dentre outros.

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