Mamoré comemorando uma das diversas vitórias durante o campeonato.

Agora é matemático e oficial. Mesmo com duas rodadas de antecedência, uma das duas vagas na elite do futebol mineiro em 2015 é do Esporte Clube Mamoré. A arrancada espetacular do Sapo na competição terminou na noite desta quarta-feira (09) com uma vitória sensacional. Mesmo jogando em Coronel Fabriciano contra o Social, a equipe esmeraldina conseguiu a vitória de virada e além de conquistar o acesso, ficou a um empate do título da competição.

O Mamoré foi surpreendido pelo Social e tomou o gol logo aos quatro minutos de jogo. Daniel marcou e assustou o torcedor esmeraldino. Mas o Sapo é o time da virada. Antes dos 20 minutos de jogo, o Mamoré já havia dominado as ações e empatado o jogo em cobrança de pênalti de Jonathan.

O gol da virada veio aos 41 minutos do segundo tempo. Jonathan acertou um belo chute e fez a festa dos torcedores do Mamoré. Com a vitória, o Sapo foi a 21 pontos, garantiu uma das vagas no Módulo I em 2015 e ficou muito próximo do título. Um empate com o Uberlândia no próximo domingo garante a conquista do título.

O jogo

O Mamoré foi a Coronel Fabriciano para  buscar o ponto que faltava para garantir a vaga antecipada na elite do futebol mineiro. O adversário era o Social, já sem chances de conseguir o acesso. Mas o time da casa começou a partida com tudo. Logo aos quatro minutos de jogo, o atacante Daniel abriu o placar.

O Mamoré continuou pressionado e quase tomou o segundo. Mas aos poucos, a equipe esmeraldina acertou a marcação e foi ganhando espaços para fazer as jogadas. Não demorou muito a sair o gol de empate. Luizinho entrou driblando e foi derrubado pelo volante Toto. Pênalti que Jonathan bateu e deixou tudo igual.

O Social sentiu o gol e o nervosismo tomou conta dos jogadores e também do banco de reservas. O treinador acabou sendo expulso. O Mamoré melhorou  em campo e teve chance de virar o jogo, mas o primeiro tempo terminou mesmo com igualdade no placar.

As duas equipes voltaram sem alteração para o segundo tempo e logo no início da etapa completar o Mamoré quase marcou com Jonathan. A bola desviou na zaga e foi para a linha de fundo. O Social respondeu com Vander. O atacante recebeu na entrada da área e bateu para  o gol, obrigando Fabrício Rapchan a fazer boa defesa.

O time da casa passou a gostar do jogo e só não fez o segundo porque Daniel, impedido, tocou na bola que ia entrando, invalidando o gol. O Social ainda teve mais uma grande chance com Vander que bateu para o gol e Fabrício defendeu. A bola ainda acertou a trave antes de sair para escanteio.

O Mamoré acordou em campo e voltou a dominar as ações. Bruno Limão começou a reação. Depois foi a vez de Luizinho ficar cara a cara com o goleiro Cleysson, mas ele esperou demais e a zaga conseguiu se recuperar. Aos 27 minutos, Jonathan recebeu ótimo passe de Luizinho e perdeu boa chance. Eddiê também foi para o ataque e perdeu ótima oportunidade na entrada da pequena área. A bola subiu demais.

Pouco depois, Esquerdinha bateu para o gol e obrigou Cleysson a defender com as pernas. O gol do Mamoré estava amadurecendo e ele veio. Jonathan pegou um belo chute da entrada da grande área  e fez o gol da virada, aos 41 minutos do segundo tempo. Festa esmeraldina em Coronel Fabriciano.

O time ainda teve chance de fazer o terceiro, mas o objetivo já estava cumprido. 12ª vitória do Mamoré em 13 jogos. Acesso garantido à elite do mineiro com duas rodadas de antecedência e um passo importante para a conquista do título. Um empate em cima do Uberlândia no final de semana garante o caneco para o Sapo.

Autor: Maurício Rocha