Utilizando os equipamentos de segurança e de navegação como GPS e cronômetro, os pilotos largavam de tempos em tempos.
A largada do 30º Enduro do Milho aconteceu na manhã desse sábado em frente ao Centro Universitário de Patos de Minas- UNIPAM. Utilizando os equipamentos de segurança e de navegação como GPS e cronômetro, os pilotos largavam de tempos em tempos, já que o que vale neste tipo de prova é a regularidade e não chegar primeiro.

A prova é a mais tradicional da festa do milho. São 30 anos de largada e trilhas com desafios radicais e que elevam a adrenalina dos pilotos como cavas, pedras, lama, água, terrenos acidentados e que imprimem uma dificuldade natural.

A trigésima edição do enduro contou com pilotos de municípios de Minas, São Paulo, Goiás e Distrito Federal, foi válida pela 4ª etapa da Copa Cerrado de Enduro de Regularidades e proporcionou um encontro de gerações. Já que havia pilotos com 15 anos de idade e outros com 62 anos.

O piloto tinha que se atentar a diversos detalhes para fazer uma boa prova. Acertar o percurso e passar pelos pontos de controle, que na verdade são marcados por satélite, fazem toda a diferença no resultado. Alguns pilotos acabaram se perdendo e tiveram que voltar ao deparar com um rio que não estava no script. Mas, a grande brincadeira de tudo isso é justamente o maior desafio: encontrar um caminho previamente traçado, que não se conhece e passar pelos pontos nos tempos determinados pela comissão organizadora. Os pilotos só tomaram conhecimento do trajeto da prova, minutos antes da largada.

Este ano, a modalidade trilhão, para quem quis fazer a prova sem se preocupar com tempo e detalhes do GPS reuniu muitos pilotos. Até fila indiana se formou no meio do mato. Pilotos das categorias master, sênior, feminino, novatos, duplas, júnior, over 40 e over 50 se esforçaram para vencer os desafios da trilha. Um trecho com declive acentuado e bastante acidentado, que fica a cerca de 15 km de Patos de Minas, foi um dos mais desafiadores para os pilotos. Cheio de cavas e pedras,colocou à prova a perícia dos pilotos, que tinham que descê-lo e depois seguir na trilha em um aclive bastante acentuado e com um caminho estreito.

O Enduro do Milho de Regularidades é uma prova que já faz parte do calendário esportivo da cidade, principalmente da programação oficial da FENAMILHO e teve apoio da Prefeitura na Fenamilho Esporte.


Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal