Famílias carentes, com renda mensal de até meio salário mínimo por pessoa da casa, tem direita à chamada “Tarifa Social” da Copasa, que concede desconto de até 50% nas contas de água e esgoto. Em Patos de Minas, atualmente, 3.536 famílias recebem o benefício. A substituição da concessão dos serviços de água e esgoto proposta pela Prefeitura deve levar em conta este benefício.
Pela Tarifa Social da Copasa a redução no valor da conta de água e esgoto é calculada de acordo com o consumo de cada família. Quanto menor for o consumo de água do imóvel, maior será o desconto, podendo chegar a 50% do valor da conta.
O benefício é destinado a todos os clientes que se encaixam na categoria residencial e possuem renda familiar de até meio salário-mínimo por pessoa que vive no mesmo imóvel. Os solicitantes também devem estar inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) - um sistema do governo federal que reúne informações sobre as famílias de baixa renda.
A solicitação ou atualização de cadastro no CadÚnico deve ser feita por meio dos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS) mais próximo, munido de CPF ou Título de Eleitor; documento de identificação de cada membro da família que more na mesma casa; comprovante de renda e de residência.
Feita a inscrição no CadÚnico, o cliente deve então procurar a Copasa e apresentar RG, CPF, Título de Eleitor, NIS (Número de Inscrição Social), Código Familiar (está no documento denominado Folha Resumo Cadastro Único) e a última conta de água.
A solicitação para inclusão na Tarifa Social pode ser feita pelos canais de relacionamento da Companhia: pelo site www.copasa.com.br ou pelo WhatsApp (31) 9 9770-7000, que funciona das 8h às 16h, de segunda a sexta-feira, com exceção de feriados. Também pode ser solicitada nas agências de atendimento, das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira.
Outra orientação da Copasa é que os clientes com acesso à Tarifa Social mantenham sempre atualizados seus dados junto ao CadÚnico, pois a não atualização das informações pode acarretar na perda da Tarifa Social.