A mãe de um bebê de apenas nove meses entrou em contato com o Patos Hoje desesperada a procura de uma vaga em UTI neonatal para seu filho que está internado com pneumonia desde a última segunda-feira (06) no Hospital Regional em Patos de Minas. Ela disse que o pedido foi negado pelo SUS quatro vezes e enquanto isso seu filho luta pela  vida na enfermaria do hospital.

De acordo com Janaína Rodrigues de Araújo, mãe do pequeno Benjamim de nove meses, ele começou a passar mal na quarta-feira passada. “Ele estava tossindo bastante e aí nós levamos ele até ao hospital lá de Lagoa Formosa”. Disse ela. Lá no hospital, segundo ela, a médica teria dito que era uma virose, mas o bebê continuou passando mal mesmo com a medicação.


Na segunda-feira (06), a mãe trouxe o filho para Patos de Minas e desde então ele está no Hospital Regional com quadro de pneumonia entre outras situações. “O estado dele é grave segundo os médicos e aqui não tem vaga na UTI. A gente já fez o pedido quatro vezes e em todas as quatro o pedido de internação em uma UTI foi negado pelo SUS” relatou a mãe.

Ela disse ainda que procurou o Ministério Público e está aguardando uma resposta. “A gente precisa de uma solução urgente, senão nós podemos perder ele. Estamos sendo muito bem cuidados aqui pelo hospital, mas ele precisa urgente de uma UTI” desabafou a mãe. Nós entramos em contato com a Fhemig que nos encaminhou o seguinte posicionamento:

A Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig) informa que o Hospital Regional Antônio Dias (HRAD) não possui unidade de tratamento intensivo (UTI) pediátrica.

A direção do HRAD está em contato com a coordenação da Central de Regulação, responsável pelo gerenciamento e monitoramento de leitos na macrorregião Noroeste, para viabilizar a transferência do paciente para hospital que tenha o serviço.

O paciente segue sob os cuidados da equipe médica e multidisciplinar do hospital, com monitoramento contínuo.

Existe convênio firmado entre a Fhemig e o município de Patos de Minas para obra de ampliação do HRAD e criação de leitos de UTI pediátrica no hospital. O convênio está em fase final de realização de projetos arquitetônicos