A mãe de uma adolescente de 16 anos, que morreu na Unidade de Pronto Atendimento na última semana, procurou a reportagem do Patos Hoje na manhã segunda-feira (10) para denunciar o que, para ela, foi um erro no atendimento. Cristielen Marques da Silva afirmou que a aplicação de alguns medicamentos, somados com a negligência médica, resultaram no óbito da adolescente. Abalada, a mãe voltou até a UPA e pede por justiça.

O fato aconteceu na madrugada de quarta para quinta-feira da semana passada. De acordo com Cristielen Marques da Silva, a filha sentiu algumas dores que não passaram com o medicamento que ela tomou em casa. “Eu dei um remédio para ela, mas a dor não passou, aí eu liguei no Samu e eles disseram que iam demorar para chegar, foi aí que eu consegui um carro e trouxe ela aqui para a UPA”, disse a mãe.

Lauane Cristine tinha apenas 16 anos e, segundo a mãe, sempre foi muito saudável. “Ela nunca sentiu esse tipo de dor antes, sempre foi muito ativa, fazia esporte e dessa vez, como não passou (a dor) com remédio a gente trouxe ela”. A família mora em Santana de Patos e deu entrada na Unidade de Pronto Atendimento na noite de quarta (05). De acordo com a mãe, a pressão de Lauane estava boa, assim como os batimentos.

Cristielen explicou que a filha começou a passar muito mal depois de ser medicada. “O médico aplicou na veia dela dois medicamentos e isso deixou minha filha completamente fora de si. Ela dizia a todo momento para que os remédios fossem tirados dela e que não estava sentindo as pernas, que estava ficando cega, foi desesperador” relatou a mãe. Bastante abalada, Cristielen contou ainda que passou a madrugada toda pedindo por atendimento na UPA, mas que só foi atendida no final da madrugada, quando a filha já estava perdendo os sinais vitais.

“Ela estava com a saturação extremamente baixa e só aí que os médicos resolveram fazer alguma coisa. Ela implorava por oxigênio e foi negado isso a ela. Quando eles foram entubar minha filha, infelizmente, ela não resistiu e morreu na minha frente”. A família voltou à UPA nessa tarde para buscar alguns exames que mostraram apenas uma infecção de urina. Agora, a família pede por justiça e busca por respostas.

Nós entramos em contato com a Prefeitura de Patos de Minas que nos encaminhou a seguinte nota:

- a paciente deu entrada na unidade às 22h52 do dia (5/10) relatando dor abdominal; a triagem foi realizada às 22h56, e o primeiro atendimento médico ocorreu às 23h07;

- foram realizados exames laboratoriais, eletrocardiograma e radiografia;

- a adolescente estava com sinais vitais estáveis, contudo, enquanto aguardava o resultado dos exames laboratoriais, evoluiu de forma insatisfatória;

- imediatamente encaminhada à sala de emergência, ela foi assistida por quatro médicos. Foi necessário o procedimento de intubação e reanimação pela equipe;

- a paciente teve o óbito confirmado às 5h40 por edema agudo de pulmão