Moradores flagraram na manhã deste sábado (26) um lobo-guará no perímetro urbano de Patos de Minas. Imagens encaminhadas para o Patos Hoje mostram o animal, aparentemente adulto, na rua e na porta de um imóvel.

O surgimento do lobo guará aconteceu por volta das 6h00 na Rua Vereador Antônio Tolentino Caixeta, no Bairro Guanabara. As fotos mostram o animal saindo da guarita de um escritório de advocacia e também pela via.

O Patos Hoje entrou em contato com o Corpo de Bombeiros de Patos de Minas para saber se houve algum acionamento para capturar o animal e recebemos a reposta de que o animal silvestre não foi capturado pelas equipes.

De acordo com as organizações ambientais, o lobo-guará é o mais popular carnívoro do cerrado brasileiro. O canídeo tem pelagem vermelho-dourado e longos pelos pretos que formam uma crina que se estende da porção posterior da cabeça até a altura dos ombros.

Eles habitam áreas de vegetação aberta incluindo campos, cerrados e florestas de cerrado. Eles comem grandes porções de frutas como a “fruta-do-lobo” e também pequenos mamíferos, aves, insetos e répteis. Conforme os especialistas, eles são territorialistas, e embora dividam o mesmo espaço físico, casais de lobos-guará raramente entram em contato, exceto durante a estação reprodutiva. Durante esse período, ambos emitem vocalizações características.

Os institutos ambientais informam que suas populações têm sofrido declínio significativo, com perda de habitat sendo a principal ameaça a esta espécie. A caça também já levou populações ao declínio pelo fato de crenças populares sobre partes do corpo desse animal.