O executivo optou por uma área pública na região da Escola Agrícola.Imagem: Google Maps
As obras de construção do campus da UFU em Patos de Minas estão paralisadas desde o ano passado por determinação da justiça. Para reverter a situação, as autoridades têm buscado uma solução. O reitor da UFU, Elmiro Santos Resende, solicitou que a administração municipal encontrasse um novo terreno. O executivo optou por uma área pública na região da Escola Agrícola, o que fica na dependência de uma autorização do governo estadual.

A reunião que contou com lideranças de Patos de Minas, prefeito municipal e reitor da UFU foi realizada na última semana. A intenção foi solicitar ao governador a doação de 25 hectares de uma área de responsabilidade da EPAMIG- Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais. Os outros 25 hectares, já que a universidade pede 50 ha, seriam doados pelo próprio município. Caso dê certo, o campus deixaria de ser na região dos 30 Paus.

Segundo as autoridades que participaram da reunião, politicamente, o governador Antônio Anastasia foi favorável à doação, porém explicou que devem ser analisadas as questões técnicas e legais. Isso deve ser realizado com papel importante do secretário de agricultura e pecuária de Minas Gerais, Elmiro Alves do Nascimento. Ele não pôde participar da reunião, mas ficou de se manifestar a respeito do assunto.

De acordo com a assessoria de comunicação do secretário, Elmiro está em uma viagem ao Canadá e assim que chegar dará seu posicionamento. E para saber qual o pensamento dos patenses a respeito da escolha do local, o Patos Hoje está lançando uma enquete em que as pessoas poderão votar e escolher o melhor terreno para a construção do campus da UFU na cidade. O terreno da Escola Agrícola, o terreno na região dos 30 Paus, ou outro terreno?

Lembramos que para ter seu voto computado, você deve ir até sua caixa de entrada do email indicado e confirmar o voto, clicando no link que receberá. Todos esperam que a situação se resolva para que a Universidade Federal de Uberlândia possa se instalar de forma definitiva com sua sede própria da forma mais ágil possível. O campus já poderia estar pronto e novos cursos poderiam ter sido implantados.

Autor: Farley Rocha