Foto: Milton Santos

Os vereadores João Bosco de Castro Borges e Edmê Avelar e o vice-prefeito e secretário municipal de educação, José Eustáquio Rodrigues Alves, estiveram reunidos esta semana com o reitor da Universidade Federal de Uberlândia Alfredo Júlio. A pauta da reunião foi a instalação de uma extensão da UFU em Patos de Minas.

Eles deixaram claro que o município está disposto a investir na instalação do Campus da Universidade Federal e ouviram do reitor da UFU que existe sim esta possibilidade. De acordo com ele, o Ministério da Educação autorizou a Universidade Federal de Uberlândia a abrir campus em duas cidades.

A primeira extensão já está funcionando na cidade de Ituiutaba com oito cursos de graduação. A segunda extensão foi pleiteada pelas autoridades de Monte Carmelo, mas a proximidade com a cidade de Uberlândia está dificultando a implantação do campus no município. Desta forma, Patos de Minas se tornaria a melhor opção.

Outra vantagem é que Patos de Minas é reconhecida pelo Governo Federal como a cidade Pólo do Alto Paranaíba e do Noroeste Mineiro. De acordo com o vereador Bosquinho do PT é projeto do Governo Federal implantar uma extensão de Universidade Federal em cada cidade Pólo do país.

De acordo com José Eustáquio, o reitor Alfredo Júlio lembrou que a extensão da Universidade Federal em Patos de Minas não faria concorrência com as faculdades já existentes na cidade. A intenção é implantar cursos diferentes, definidos a partir de audiência pública com a comunidade e para atender a vocação do município.

Na próxima semana, o Projeto para a instalação da extensão da UFU em Patos de Minas será debatido em reunião no Ministério da Educação em Brasília.