O deputado federal Reginaldo Lopes, vice-líder do Governo Federal na Câmara, concedeu entrevista ao Programa Contraponto do Patos Hoje e falou sobre investimentos em educação que serão feitos na região de Patos de Minas nos próximos anos. O parlamentar confirmou a aprovação do curso de medicina na UFV de Rio Paranaíba e disse que a expectativa é de que a primeira turma seja iniciada já no segundo semestre de 2024.

Segundo Reginaldo Lopes, a criação do curso já está aprovada, mas será preciso abrir um concurso para a contratação de professores e técnicos que atuaram na formação dos estudantes. Segundo ele, o curso vai respeitar a lei das cotas e esclareceu que medidas estão sendo estudadas para que parte das vagas seja ocupada por estudantes da região.

Questionado sobre o curso de medicina do Unipam, que também pleiteia junto ao Ministério da Educação a ampliação do número de vagas do curso de medicina, o deputado esclareceu que ajudou a aprovar o curso de odontologia da instituição e prometeu ajudar no processo de ampliação das vagas existentes. Atualmente, o curso de medicina do Unipam disponibiliza 60 vagas e é bastante concorrido.

O deputado também falou sobre a construção do Campus da UFU de Patos de Minas. Segundo ele, no PAC que será lançado pelo Governo Federal nos próximos dias serão destinados R$ 1,1 bilhão para que as universidades concluam obras iniciadas. O deputado também prometeu trabalhar para que a UFU de Patos de Minas disponibilize novos cursos para a população.