A Secretaria Municipal de Saúde apresentou nesta quarta-feira (16) o resultado do primeiro LIRAa - Levantamento Rápido de Índice de Infestação por Aedes aegypti em Patos de Minas – e os números são preocupantes. Apurado em 5,9, o levantamento aponta alto risco de infestação. O LIRAa é resultado de amostras coletadas de 9 a 11 de janeiro em todos os bairros da cidade. Ao todo, os agentes de endemias visitaram 3.919 imóveis.

Além de intensificar ainda mais as medidas de rotina, como visitas domiciliares e mutirões de coleta de inservíveis, o PMCD tem aplicado o fumacê nas situações indicadas e realizado mobilização social. Ainda assim, o descuido de muitos moradores prejudica esse trabalho. “A colaboração de todos é essencial para que a prevenção e o combate ao transmissor da dengue, chikungunya, zika e febre amarela seja eficaz”, ressalta a coordenadora da Vigilância em Saúde Ambiental, Geize Marques.

Bairros com maior índice de infestação

Segundo o Programa Municipal de Combate à Dengue (PMDC), foram encontradas larvas em praticamente todos os bairros, porém em maior quantidade no Abner Afonso, Nossa Senhora Aparecida, Jardim Esperança, Sobradinho, Brasil, Brasília, Santa Terezinha, Santo Antônio, São José Operário, Várzea e Lagoa Grande. Os principais criadouros do mosquito encontrados foram depósitos móveis, como vasos/frascos, pratos, bebedouros e tambores.

Nessa segunda-feira (15), uma reportagem do Patos Hoje mostrou que o prédio público, bem no centro da cidade, destinado para ser a nova sede da Câmara Municipal, também está tomado por criadouros do mosquito.

Nova estratégia – As medidas convencionais na luta contra o Aedes não cessam, mas o município está buscando apoio na tecnologia para reforçar esse combate. Por isso, a partir dos próximos dias, Patos de Minas contará com Caixas do Bem, ferramenta desenvolvida pela multinacional Oxitec que trabalha no combate do mosquito pelo próprio mosquito. Inicialmente os recipientes serão instalados em três bairros, sendo eles com alta infestação do vetor.

O Programa de Controle Biológico Aedes do Bem será lançado na próxima segunda-feira (22), e a programação terá sequência durante toda a semana. O cronograma, a ser divulgado muito em breve, traz também evento aberto à população no dia 27, no Parque do Mocambo. “É uma solução inovadora no controle biológico, e a prefeitura não mediu esforços para trazer essa novidade pra cá”, conta a secretária municipal de Saúde, Ana Carolina Caixeta.

Visitas – Ainda que tenhamos inovação tecnológica na luta contra o Aedes, as visitas domiciliares continuam sendo extremamente importantes. Assim, a população deve abrir as portas dos seus imóveis para os agentes, profissionais que realizam, além do tratamento com larvicida (quando necessário), o trabalho de informar e mobilizar.

Todos os agentes do PMCD trabalham uniformizados e, em caso de dúvidas, orienta-se que o morador pergunte o nome e a matrícula do ACE, peça para ele aguardar do lado de fora do imóvel e entre em contato pelo telefone 3822-9755. Dessa forma a equipe averigua se realmente é um servidor, dando segurança ao processo. Esse mesmo telefone é WhatsApp e está à disposição para denúncias e reclamações.