A Secretaria Municipal de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer abriu hoje (21), por meio da Lei Paulo Gustavo, sete editais que abrangem diversas áreas culturais. As linhas de projeto são para produção audiovisual (curta-metragem e formato livre); audiovisual de festivais; bolsas culturais – audiovisuais (pesquisa; promoção, capacitação, difusão, circulação, intercâmbio e residência cultural); cinema itinerante; bolsas culturais (pesquisa, circulação e capacitação); premiação para mestras e mestres das culturas populares e tradicionais e projetos culturais livres.

São oportunidades para que pessoas físicas, jurídicas, coletivas e associações, com atuação comprovada no município, possam participar e contribuir para enriquecer a cena cultural de Patos de Minas. Na cidade serão financiados 74 projetos.


A Lei Paulo Gustavo (Lei Complementar nº 195/2022) viabiliza investimentos diretamente no setor cultural. Patos de Minas recebeu cerca de R$ 1,3 milhão por meio dessa iniciativa que reforça o compromisso com a democratização e regionalização da cultura, garantindo que mais pessoas tenham oportunidade de vivenciar e contribuir para a cultura do município.

Para se inscrever, o agente cultural deve preencher formulário de inscrição e enviar todas as informações e documentações obrigatórias no edital até as 17h59min do dia 21 de outubro de 2023. A inscrição é gratuita e deve ser realizada exclusivamente pela internet, por meio da plataforma Conecta Patos. O link está disponível no endereço: https://patosdeminasmg.appcidades.com.br/access/ .

Com o objetivo de auxiliar os agentes culturais interessados ​​na participação dos editais, a Sectel em breve disponibilizará agenda com profissionais para atendimento e esclarecimento de dúvidas. Além disso, serão oferecidas duas capacitações on-line sobre elaboração de projeto, uma no dia 2/10 e outra no dia 16/10. O endereço eletrônico e o horário das formações serão divulgados oportunamente.

Para mais informações, acesse os editais disponíveis em nosso site, na aba “Editais e Processo Seletivo”. Abaixo, segue o cronograma dos editais.

Cronograma:

Inscrições das propostas – 21 de setembro a 21 de outubro

Resultado preliminar da classificação – 24 de outubro

Recursos da classificação – 25 a 27 de outubro

Resultado da fase de classificação – 31 de outubro

Resultado preliminar da habilitação – 15 de novembro

Recursos de habilitação – 16 a 18 de novembro

Resultado final – 22 de novembro

Pagamento e assinatura do recibo – 27 de novembro a 20 de dezembro