Com a chegada do período chuvoso não é incomum o registro de vazamentos de esgoto em vias públicas e até mesmo no interior de imóveis. Isso acontece em razão do lançamento indevido de água de chuva nas redes de esgoto - o que eleva consideravelmente a vazão de água nas redes, que não estão dimensionadas para esse volume e pode provocar seu rompimento.

A Copasa recebe reclamações quase diárias sobre vazamentos de esgoto. E, segundo a companhia, no período chuvoso, o número aumenta em média em 40% em razão de lançamentos indevidos de água de chuva nas redes de esgoto - o que eleva consideravelmente a vazão de água nas redes, que não estão dimensionadas para esse volume e causa extravasamentos e refluxos (que é quando o esgoto retorna para o interior dos imóveis).

Por isso, a Companhia orienta que a população não canalize água da chuva para as redes de esgoto. Isso evita o rompimento das redes da Companhia, abatimento de valas, e até mesmo o refluxo nas residências, que é quando o esgoto volta para dentro dos imóveis.

Também é muito importante que o esgoto não seja destinado à rede pluvial pois, dessa forma, ele segue diretamente para os rios e cursos d’água, sem qualquer tipo de tratamento - o que causa a poluição das águas e danos ao meio ambiente.

A Copasa disponibiliza em seu site ( www.copasa.com.br ) e também pelo atendimento 115 ou 0800 0300 115 as orientações necessárias para a correta ligação dos imóveis à rede de esgoto da Companhia. Além disso, por meio desses canais, é possível ter mais informações e esclarecer dúvidas sobre o tema.