Para assegurar o alto padrão de qualidade da água distribuída e do esgoto tratado no Alto Paranaíba, Pontal do Triângulo e Noroeste de Minas, o Laboratório Regional Oeste (LROE) da Copasa realiza, mensalmente, uma média de 2.510 análises, totalizando 31 mil por ano. As atividades beneficiam mais de 900 mil mineiros.

Após passarem por avaliação nas estações de tratamento de água (ETA) e esgoto (ETE) e ainda nas redes, reservatórios e nos laboratórios locais, as amostras seguem para o laboratório localizado em Araxá, onde são realizadas, de forma complementar, análises mais complexas, que garantem que o esgoto está voltando para a natureza sem poluí-la e que a água atingiu ou até superou os padrões de potabilidade exigidos pelo Ministério da Saúde, contribuindo para a promoção do bem-estar da população.

A analista de saneamento e coordenadora do laboratório regional da Copasa, Christiane Gomes, relatou que são coletadas amostras em diversos pontos para serem analisadas, destacando que isso demonstra a preocupação gerando resultados válidos e confiáveis, uma vez que o laboratório é acreditado pela ISO 17025.

Fonte: Ascom Copasa