. A nova tecnologia evita que a água fique retida na superfície.

Estudos realizados no Laboratório de Análises Tecnológicas de Materiais de Construção do Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM) proporcionaram a criação de um tipo de pavimento de concreto permeável, que permite a infiltração de água. A nova tecnologia evita que a água fique retida na superfície podendo, inclusive ser conduzida a um reservatório e reaproveitada.

O novo concreto permite a infiltração da água.

De acordo com a professora responsável pelo laboratório, Sheila Pereira Vieira essa tecnologia aliada aos reservatórios, já tem sido aplicada e exigida nas legislações de grandes cidades, pois reduz drasticamente o volume de água que percorre pelas vias, evitando inundações e diversos outros problemas. Em Patos de Minas, por exemplo, o Código de Posturas exige que parte do terreno seja mantido sem pavimento para a infiltração da água.

“A dosagem dos materiais utilizados passará por testes de vazão de água e de resistência mecânica, porém já demonstrou eficiência superior a prevista”, comenta a professora. Segundo a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), por meio da Norma Brasileira de pavimentos permeáveis - NBR 16416:2015, o piso de concreto permeável poderá ser aplicado em calçadas, sarjetas, estacionamentos e locais de tráfego leve.

A professora Sheilla Pereira, ressalta que a água coletada no reservatório ainda poderá ser reutilizada para usos não potáveis como a irrigação de jardins. “Esse tipo de concreto trata-se de um importante passo como maneira de minimizar o consumo de água”, afirma Sheilla Pereira.

Fonte: Ascom Unipam