O Laboratório de Biotecnologia Vegetal da UFU, no campus Patos de Minas, foi autorizado pelo governo para desenvolver de uma nova bactéria transgênica inseticida. A autorização foi concedida pela Comissão Técnica Nacional de Biossegurança – CTNBio, órgão do governo de regula as normas técnicas de segurança e de pareceres técnicos referentes à autorização para atividades que envolvam pesquisa e uso comercial de organismos geneticamente modificados (OGM) e seus derivados. A autorização foi publicada no diário oficial da união.
O projeto terá como objetivo desenvolver uma nova bactéria, da espécie Bacillus thuringiensis, com maior ação inseticida. Essa bactéria já é utilizada como controle biológico de insetos em cultivos orgânicos, contudo, no projeto novos genes serão inseridos na bactéria visando o aumento da capacidade inseticida. O uso de Bacillus thuringiensis como inseticida biológico é totalmente seguro e não apresenta riscos para a saúde humana e animal.
O projeto é coordenado pelo Prof. Dr. Aulus Estevão Barbosa, e conta com a participação de docentes, técnicos e alunos de graduação e mestrado da UFU no campus Patos de Minas (Foto 2). Os laboratórios da UFU no Campus Patos de Minas possuem a estrutura e equipamentos necessários para a execução do projeto e recursos financeiros adicionais foram liberados pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais – FAPEMIG.
Foto 2
[[ comentario.apelido ]]
[[ comentario.data ]][[ comentario.texto ]]
Comentário removido pelos usuários
[[ resposta.apelido ]]
[[ resposta.data ]][[ resposta.texto ]]