Mesmo com decisão judicial, um paciente de Patos de Minas continua há dias sem receber o devido atendimento médico. Antônio Soares Nogueira precisa de forma urgente de uma cirurgia de implantação de marcapasso cardíaco transvenoso bicameral. A sentença liminar foi publicada no dia 31 de agosto e, o Estado de Minas Gerais tinha até 48 horas para a solução, mas nada aconteceu. Toda a família está angustiada e já não sabe o que fazer.

O Patos Hoje conversou na tarde desta segunda-feira (06) com Elenir Soares, filha do senhor Antônio. Ela contou que o pai se encontra no setor de emergência da Unidade de Pronto Atendimento. Ele está sendo monitorado por aparelhos, estando com frequência cardíaca entre 32 e 36. “A situação é desesperadora. Cada dia ele fica mais fraco e ele não pode sair daqui. Já procuraram vaga em todo o estado e nada até o momento”, disse.

Segundo ela, a decisão judicial saiu na tarde da última terça-feira e o prazo era de 48 horas para os hospitais púbicos realizarem o procedimento ou para que hospitais particulares fossem contratados para fazer o procedimento. Elenir informou que já são 12 dias internado na unidade e já não sabe o que fazer. “Só negação, só negação. Eles alegam que não têm vaga. E nós continuamos com essa angústia desse jeito”, afirmou.

Na decisão, o juiz Marcus Caminhas Fasciani destaca que o paciente é portador de doença, cujo tratamento depende da realização do procedimento cirúrgico. “A saúde é direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação. É o que dispõe o art. 196 da Constituição Federal.”, citou. A família pediu que as autoridades tomem a providência o mais rápido. Leia a sentença!