Patos de Minas tem 114.130 eleitores aptos a votarem no dia 02 de outubro. A grande maioria deles já está com as digitais cadastradas junto à Justiça Eleitoral, mesmo após a interrupção do cadastro biométrico em decorrência da pandemia da Covid-19. Isso ocorre graças a uma parceria realizada entre a Justiça Eleitoral e o Departamento Nacional de Trânsito – DENATRAN.

A identificação biométrica do eleitorado foi implantada pela Justiça Eleitoral para tornar o processo eleitoral ainda mais seguro e evitar que uma pessoa vote no lugar de outra. A adoção da biometria reduz significativamente a intervenção humana no processo de votação e, quando estiver concluído, poderá acabar com a possibilidade de fraude. Através da biometria, a urna só é liberada para votação quando o leitor biométrico identifica as impressões digitais do eleitor, as quais são verificadas eletronicamente a partir do banco de dados unificado da Justiça Eleitoral.

Com a parceria entre o Tribunal Regional Eleitoral e o DENATRAN, a Justiça Eleitoral de Patos de Minas conseguiu ampliar consideravelmente o número de eleitores com cadastro biométrico. Atualmente, cerca de 87% dos mais de 114 mil eleitores já estão com as digitais inseridas no sistema eleitoral. Isso vai agilizar o processo de votação e também evitar a possibilidade de fraudes.

No dia 02 de outubro, os eleitores brasileiros vão às urnas elegerem os novos deputados estaduais, deputados federais, senadores, governador e presidente da república.