Com trajes típicos, chapéus e bandeiras do Panamá, os jovens panamenhos que vão estudar no Unipam tiveram o primeiro contato com a instituição na noite dessa quarta-feira (30). Eles foram recepcionados em uma solenidade realizada no Centro de Convenções que marcou a Instalação do Programa de Graduação para Alunos Panamenhos do Unipam.

A chegada dos alunos panamenhos faz parte de uma parceria com o Instituto Daniel Franco- IDF - para a internacionalização do ensino de excelência oferecido pelo Unipam. O próprio Daniel Franco, presidente do IDF - participou da solenidade e falou que este é o primeiro passo para que o Unipam receba alunos de diferentes países.

A solenidade contou com a presença de 30 alunos panamenhos, mas serão 65 no total. Eles foram selecionados por um programa de bolsas de ensino do Governo do Panamá e permaneceram por quatro anos em Patos de Minas cursando Agronomia, Medicina Veterinária e Odontologia e um curso Tecnológico em Mecânica de Precisão.


O Embaixador da República do Panamá no Brasil, Miguel Lecaro Bárcenas, veio participar da solenidade e falou do objetivo de formar esses estudantes para que eles contribuam com o Desenvolvimento da República do Panamá. Keven Serrano é um dos estudantes selecionados para estudar no Brasil. Ele ficou impressionado com a recepção.

O Centro Universitário de Patos de Minas vai dar todo o suporte para o aprendizado dos alunos panamenhos. Além das disciplinas dos cursos, eles também terão aulas de português e o apoio necessário para a formação acadêmica no Brasil. Para o reitor do Unipam, Henrique Miranda, a vinda desses estudantes de outros países mostra o reconhecimento da qualidade do ensino oferecido pela instituição.

O presidente da Fepam, Paulo Hartmann, lembrou que os estudantes vão morar em Patos de Minas e que isso vai significar mais recursos inseridos na economia local.