A concentração foi na Orla da Lagoa Grande.

Jovens, adultos e crianças levantaram cedo neste domingo (19) em Patos de Minas para pedalar pelas ruas da cidade. O passeio foi organizado pela Liga Patense de Ciclismo em parceria com a Prefeitura e com o Sest-Senat para comemorar o Dia do Ciclista. A concentração foi na Orla da Lagoa Grande.

Patos de Minas já foi considerada a cidade das bicicletas. Com uma topografia predominantemente plana, o meio de transporte era o mais usado pelos trabalhadores. Mas a cidade cresceu, a economia do país melhorou e, aos poucos, as bicicletas foram substituídas pelas motocicletas.

Hoje as bicicletas são mais utilizadas para o lazer e para a prática de atividade física. Um desperdício se levarmos em conta a eficiência e o custo benefício deste meio de transporte. As bicicletas são baratas, tem custo quase zero de manutenção, não poluem o meio ambiente e não tem cobrança de imposto e nem de seguro.

O passeio ciclístico realizado na manhã deste domingo (19), Dia do Ciclista, é também uma forma de conscientizar a população para as vantagens do uso desse meio de transporte. O Sest-Senat aproveitou ainda para reforçar a campanha de combate ao uso de álcool e drogas no trânsito.