A Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) concluiu o inquérito policial instaurado para apurar o homicídio de Gustavo Luiz Brito da Costa, conhecido como Xuxa, de 25 anos, ocorrido no dia 08 de junho de 2023, na Cidade de Lagoa Formosa. Foram indiciados 7 indivíduos que planejaram e executaram o crime, fundamentado no Art. 121, parágrafo 2, I e IV do Código Penal Brasileiro.

De acordo com as investigações, a vítima pertencia ao grupo rival ao dos investigados, que comercializavam drogas na Cidade de Lagoa Formosa, motivo pelo qual, foi deliberada a sua morte, tendo Gustavo sido atraído por um conhecido para uma residência utilizada como ponto de venda de substâncias entorpecentes para participar de uma confraternização regada a bebida e a drogas.

Como Gustavo foi chamado por um conhecido, acabou aceitando o convite e enquanto ocorria a confraternização, estando a vítima sentada no degrau de entrada do imóvel, bebendo uma lata de cerveja, um dos autores adentrou no interior da casa, e sem que Gustavo pudesse oferecer qualquer tipo de reação, vez que não esperava a injusta agressão, foi atingido por um disparo em suas costas, tendo o investigado se aproximado e desferido outros quatro disparos contra a vítima que foram a causa eficiente de sua morte.

Logo no início das investigações, foi identificado o mandante do homicídio, que também esteve nas proximidades da casa, repassando a arma de fogo que foi utilizada na execução. Com a conclusão das investigações, foi solicitada a decretação das prisões preventivas dos demais investigados, tendo a Justiça deferido outros cinco mandados de prisão.

Na última sexta-feira (22), foi dado cumprimento ao mandado de prisão, expedido em desfavor de um dos investigados, de 20 anos, que estava em liberdade, o outro que também estava em liberdade de 26 anos, não foi localizado pela Polícia e é considerado foragido. Quanto aos outros três mandados, os autores encontram-se presos por envolvimento com o tráfico em outras operações deflagradas pela PCMG e serão cumpridos nesta segunda (25/09).