O Corpo de Bombeiros resgatou na manhã desta terça-feira (27) mais uma jiboia em Patos de Minas. A cobra estava em um canil de um imóvel no condomínio fechado situado na Avenida Marabá. O cachorro da moradora foi que a alertou sobre o animal. O Corpo de Bombeiros fez o resgate e a levou para seu habitat natural.
Leonardo Nunes Carvalho foi quem fez o registro. Ele explicou que a jiboia de cerca de 1,5 metro estava dentro do canil, no quintal do imóvel. Segundo ele, o cachorro alertou a moradora que foi até o local e se deparou com a serpente. Foi acionado o Corpo de Bombeiros que prontamente atendeu o chamado, indo até a residência e capturando o animal.
Segundo os bombeiros, a jiboia será devolvida à natureza, em um local seguro. É importante destacar que a jiboia não é venenosa e pode ser encontrada em quase todos os biomas brasileiros. Além de famosa, ela é temida pelo seu tamanho e pelo seu “bafo”, bastante característico. Há também outros mitos que foram criados sobre a espécie.
Pelo tamanho, muitos ainda imaginam que a jiboia é venenosa, mas a verdade é que não. Na biologia, sua dentição é chamada de “áglifa”, o que significa que ela não produz substâncias tóxicas, por isso, ao morder, não injeta veneno, claro que pode causar um ferimento considerável. Mesmo assim, o animal não oferece grandes riscos aos seres humanos. Em Patos de Minas, o Corpo de Bombeiros tem resgatado jiboias na área urbana com frequência.