Patos de Minas é conhecida nacionalmente como a Capital Nacional do Milho. No entanto, além de todos os custos e o trabalho para se produzir a iguaria que alimenta tantas mesas, produtores rurais estão enfrentando outra situação no mínimo desafiadora. Javalis têm avançado sobre as lavouras e devorado os pés de milho antes de sair as espigas.

Levi José Caixeta entrou em contato com o Patos Hoje nesta terça-feira (07) e relatou o problema. Morando na região do Cabral, nas proximidades do Distrito de Pilar, ele contou que os animais estão devorando a plantação. “Minha plantação de cerca de 3 hectares já têm sofrido com os javalis. E eles estão bem mansos e se aproximam até próximo à residência”, contou.

Em um vídeo encaminhado pelo amigo Daniel Cunha a situação é mais grave. Os javalis abriram várias clareiras na roça de milho de cerca de 10 hectares. Nas imagens, é possível ver que o produtor ainda se deparara com um dos animais no meio da plantação. O javali sai em disparada ao ser afrontado.

Os produtores estão procurando meios para tentar evitar os prejuízos e resolver o problema. “Não podemos matar”, destacou. Uma das alternativas será a instalação de cerca de elétricas para afugentar os animais. No entanto, ele questionou a quantidade dessa espécie na região e o que se deve ser feito, já que o número está se multiplicando.