Encontrar Ivermectina nas farmácias de Patos de Minas não tem sido tarefa fácil. A grande procura do medicamento, que vem sendo apontado como eficiente para evitar complicações da Covid-19, fez esgotar os estoques. Em alguns locais existe até fila de espera. Em entrevista ao Patos Hoje, o médico Elcio Moreira explicou que esta corrida pelo medicamento não é necessária.
A Ivermectina é um medicamento que colabora no tratamento de diversas infecções causadas por vermes e parasitas que se instalam no organismo, além de problemas relacionados a ácaros, como sarna e piolho. O remédio é tomado em dose única, sendo um comprimido para cada 30 quilos. A caixa com quatro comprimidos sai em média, quando é encontrada, por R$ 20,00, sendo que no passado esses comprimidos custavam na casa de centavos.
Segundo o médico de saúde integral da Unimed Patos de Minas, Élcio Moreira, o medicamento não deve ser tomado de forma indiscriminada. Ele falou também sobre o uso de outros medicamentos apontados como eficientes no tratamento da Covid-19, como o Anita, a Dexametazona e a próxima hidroxicloroquina.
Ele explicou que esses medicamentos precisam ter indicação médica, uma vez que o efeito pode ser diferente de um paciente para outro. Além disso, o uso indiscriminado pode esgotar os estoques, como está ocorrendo agora com a Ivermectina, e faltar medicamento para quem realmente precisa.
Com relação ao tratamento precoce, Elcio Moreira explicou que este procedimento já está sendo adotado em Patos de Minas.
[[ comentario.apelido ]]
[[ comentario.data ]][[ comentario.texto ]]
Comentário removido pelos usuários
[[ resposta.apelido ]]
[[ resposta.data ]][[ resposta.texto ]]