A primavera só começa no mês de setembro no Hemisfério Sul do planeta. Porém, os ipês-rosas têm florescido em várias ruas e avenidas de Patos de Minas neste início de julho. A espécie é um símbolo do Cerrado brasileiro e tem embelezado diversos pontos da cidade.

Uma das árvores que tem chamado a atenção está na Avenida Getúlio Vargas, próxima ao Hospital Imaculada Conceição. As pétalas da planta que caem no chão têm colorido a calçada da praça com seu tom cor-de-rosa, encantando muitos moradores, que vão ao local para tirar fotos. A planta também tem atraído um grande número de pássaros, que atuam como agentes polinizadores e utilizam a copa da árvore como abrigo.

Outro local da cidade que conta com a presença de um ipê-rosa é a Igreja dos Capuchinhos, no Bairro Brasil. Nas proximidades, também há um ipê-amarelo, mas a planta ainda não floresceu.

O ipê-rosa (Handroanthus heptaphyllus) é uma espécie típica da América do Sul. Própria de climas tropicais, a árvore costuma ter sua floração entre os meses de maio e setembro. A casca do ipê rosa também é considerada um remédio poderoso, atuando como cicatrizante e anti-inflamatório.