Um incidente na entrada do prédio do Juizado Especial e da Vara da Infância e Juventude chamou a atenção para uma situação que está prestes a explodir em Patos de Minas. Bandidos estão sendo tratados como heróis e o desrespeito a lei passa a ser visto como normalidade nas comunidades onde eles atuam.

O fato ocorreu na tarde da última sexta-feira (09). 11 adolescentes, que estão recolhidos no Presídio Sebastião Satiro, foram levados para participarem de audiências no Juizado da Infância e Juventude. Eles são acusados de furtos, roubos, envolvimento com tráfico de drogas e homicídio.

A presença dos menores atraiu um grande número de crianças, adolescentes e parentes dos acusados. A Polícia Militar teve que ser acionada para dar apoio aos agentes penitenciários que faziam a escolta dos menores e garantir a segurança no local. A movimentação dentro do prédio era observada com atenção pelos presentes que vibravam e aplaudiam a cada aparição dos infratores.

Na saída do prédio, os policiais militares tiveram que fazer um cordão de isolamento. Os menores infratores foram recebidos com gritos e aplausos, ovacionados como se fossem heróis. Eles voltaram para o Presídio Sebastião Satiro com a certeza do apoio de um grande número de pessoas para os erros que cometeram.

Para o juiz da vara da infância e juventude, Joamar Gomes Vieira Nunes, o incidente deve servir de alerta para a sociedade patense. De acordo com ele está ocorrendo uma inversão de valores nas comunidades mais carentes que pode trazer sérias consequências em um futuro próximo.