Olivar Noronha Manito, coordenador do Procon de Patos de Minas.

A precariedade dos serviços de internet e telefonia oferecidos pelas empresas que atuam em Patos de Minas tem sobrecarregado o Procon Municipal. As reclamações contra essas empresas já representam cerca de 50% de toda a demanda que chega ao órgão de defesa do consumidor. A Câmara Municipal vai convocar representantes das operadoras para prestarem esclarecimentos.

As reclamações são muitas e vão muito além da ligação que não se completa ou que caiu no meio da chamada ou da internet lenta demais e que não se conecta. De acordo com Olivar Noronha Manito, coordenador do Procon de Patos de Minas, além da má qualidade do serviço há casos de cobrança indevida, descumprimento de acordo e falsas promoções.

O coordenador afirma que existem lojas oferecendo chips de telefone gratuitos, mas que depois de alguns dias o cliente recebe a conta para pagar. Há casos também em que a operadora faz acordo com o cliente, mas não cumpre o que foi combinado. Ele diz que o Procon está atento a estas situações.

O levantamento feito pelo Procon, mostra que o órgão de defesa do consumidor de Patos de Minas está recebendo entre 10 e 15 reclamações relacionadas aos serviços de telefonia e internet por dia. É praticamente metade de todas as demandas relacionadas a direito do consumidor na cidade.

As reclamações também chegaram à Câmara Municipal que aprovou um requerimento para convocar os representantes das operadoras para prestarem esclarecimentos. As reuniões devem acontecer na próxima semana.

Autor: Maurício Rocha