A Defensoria Pública de Minas Gerais (DPMG) está com inscrições abertas para o Mutirão Direito a Ter Pai 2023. Interessados devem se inscrever até o dia 6 de outubro. Este ano, o mutirão vai acontecer em Uberlândia e em outras 61 cidades do Estado.
O Mutirão Direito a Ter Pai está marcado para o dia 20 de outubro e vai ajudar as pessoas que não têm o nome do pai ou da mãe na certidão de nascimento, sejam elas crianças ou adultas. Tudo é feito de forma gratuita e rápida, no mesmo dia.
Os serviços oferecidos são voltados para atender:
- Pais e mães que desejam reconhecer espontaneamente seu filho ou filha;
- Homens que desejam fazer exame de DNA para confirmar a paternidade;
- Mães que desejam que o suposto pai de seu filho ou filha faça o exame de DNA;
- Filhos ou filhas com idade superior a 18 anos que gostariam que seu suposto pai faça o exame de DNA;
- Pessoas que querem reconhecer alguém como filho ou filha, apesar de não terem vínculo biológico.
‘Paternidade consciente – Um pai presente transforma o futuro’ é o lema desta edição do Mutirão que, neste ano, também está oferecendo mais serviços, ligados aos direitos legais decorrentes da paternidade/maternidade, como pensão alimentícia, revisão de alimentos, convivência, guarda, investigação de paternidade, entre outros.
Os interessados em participar devem se inscrever na Unidade da DPMG de sua cidade. Em Uberlândia, a Defensoria Pública fica na Avenida Fernando Vilela, nº 1313, Bairro Osvaldo Rezende. O atendimento presencial é de 8h30 às 11h – de segunda a sexta-feira. Em Uberaba, a Defensoria fica Avenida Maranhão, nº 1421, Santa Maria. O atendimento presencial é de segunda a sexta-feira de 8h às 16h.