A noite deste domingo (13) foi a última em que os pais passaram ao relento para matricular os filhos em uma escola pública de Patos de Minas. Com o início das matrículas, pais que estavam desde a semana anterior na fila, vão poder ter um pouco de descanso. Na Escola Estadual Abner Afonso, a fila dobrava a esquina e os pais não viam a hora de o sacrifício acabar.

A escola pública de qualidade é um direito dos cidadãos brasileiros, mas conseguir matricular os filhos têm sido um verdadeiro martírio. Na Escola Estadual Professor Modesto, as 96 vagas para os alunos que iniciarão o 1° ano dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental em 2011 foram insuficientes e muitos tiveram que procurar outras escolas.

E além de se sacrificarem durante dias na fila, os pais tiveram ainda que assistir a um verdadeiro comércio de vagas. Isso porque muitos que chegaram antes, estavam vendendo a vaga. A concorrência estava tão acirrada que a vaga chegou a valer R$500,00. Muitos foram embora sem matricular o filho.

As matrículas que começam nesta segunda-feira (13) podem ser feitas até sexta-feira (17). Elas podem ser realizadas nas escolas onde os alunos desejam estudar. A escolha depende do pai que deve dar preferência a uma que esteja próxima a casa do estudante.

Na Escola Estadual Abner Afonso, não há vagas para os anos intermediários dos antigos fundamental e médio. Se aparecer alguma, a escola divulgará no dia 17 e as matrículas serão no dia 20.