Os incêndios em Patos de Minas têm tirado o sossego, causado danos ao meio ambiente e prejudicado a saúde dos moradores. Na tarde desta segunda-feira (02), o Corpo de Bombeiros foi mobilizado mais uma vez para apagar um grande incêndio próximo ao Bairro Limoeiro. Uma grande nuvem de fumaça pôde ser vista de diversas partes da cidade e deve deixar mais uma vez o ar bastante poluído.
Equipes do Corpo de Bombeiros foram com uma caminhonete e com materiais de combate a incêndio. A suspeita é de que o incêndio tenha sido criminoso. A baixa humidade relativa do ar faz com que o fogo se espalhe rapidamente e alcance grandes proporções. Os bombeiros permanecem no local combatendo os diversos focos na vegetação.
Uma grande nuvem de fumaça se formou e pôde ser vista de diversas partes da cidade. A fumaça provoca poluição no ar e prejudica os moradores como o José Eustáquio, vizinho ao local do incêndio. “Todo ano tem isso. Eu acho que devia fazer um acero e uma área que não tenha mato, que seja com cimento”, disse o morador.
O período de estiagem deve atingir o nível mais crítico do ano, com baixa umidade relativa do ar. O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) emitiu um alerta de “perigo” com grande risco de incêndios florestais e à saúde. Ressecamento de pele, desconforto nos olhos, boca e nariz. O INMET orienta beber bastante líquido; não recomenda atividades físicas; evitar exposição ao sol nas horas mais quentes do dia; usar hidratante para pele e umidifique o ambiente.