Os incêndios em Patos de Minas não param de causar danos ambientais e à saúde das pessoas, além de muitos prejuízos. Nessa quarta-feira (21), o Corpo de Bombeiros foi acionado para atender um uma grande queimada na região de Lanhosos. O fogo atingiu área de pastagem, lavoura e até a área de preservação permanente.
De acordo com informações do Corpo de Bombeiros, após ser acionado por volta das 11h40 para apagar um incêndio em pastagem com chamas altas foi até o local onde verificou um incêndio de grandes proporções em área de lavoura e se propagando em múltiplas direções, inclusive atingindo área de preservação ambiental da fazenda.
O combate foi realizado com bombas costais e sopradores, além do kit pickup de combate a incêndio, montado em viatura caminhonete. Funcionários da fazenda apoiaram a ação construindo aceiros com trator e arado, além de trator tanque de irrigação com água.
O combate foi realizado durante toda a tarde até as 20h30 com três equipes de dois militares cada. Ao final foi contido uma frente de incêndio que avançava por área de proteção ambiental que poderia propagar para outra extensa área de plantações. Não foi informado a causa da queimada.
O Corpo de Bombeiros destaca que, devido ao tempo seco, o número de ocorrências de incêndios florestais vem aumentando e mobilizando as equipes. A Operação Alerta Verde foi deflagrada com o objetivo de prevenir as queimadas. Os bombeiros frisam que não se pode usar fogo para limpar terreno, deve fazer a capina regularmente, não permitir o acúmulo de lixo ou entulho e acionar os órgãos municipais para fazer a limpeza dos lotes abandonados. Em caso de emergência, as pessoas devem ligar no 193.