Câmeras de segurança da empresa de recicláveis tomada pelas chamas na madrugada desta sexta-feira (14) confirmam que o incêndio foi criminoso. As imagens mostram um homem pulando muro e jogando um líquido inflamável nos fardos de papelão, que já estavam embalados para serem revendidos para a indústria.

O incêndio causou grande prejuízo. Os materiais pertenciam a Acosepa - Associação da Coleta Seletiva de Patos de Minas e mais de 30 catadores ficaram no prejuízo. Lucélio Agenor, vice-presidente da entidade, lamentou as perdas. Ele ainda calcula os prejuízos para os catadores que são pobres e precisam do dinheiro para sobreviver. Segundo ele, uma vaquinha online será criada e as pessoas poderão contribuir com qualquer quantia.

O incêndio começou por volta de 2h30 da madrugada desta sexta-feira. É o horário em que o homem vestido de blusa e capuz pula o muro e começa a andar em meio às pilhas de materiais recicláveis. É possível ver que incendiário traz um galão, provavelmente de gasolina. Ele espalha o líquido inflamável diversos pontos e põe fogo.

Os proprietários da empresa de recicláveis já tinham adiantado a hipótese de incêndio criminoso, que foi comprovado pelas imagens. O trabalho agora é para descobrir quem é o homem que aparece no vídeo. As imagens foram encaminhadas para a Polícia Militar e também para a Polícia Civil. Quem tiver alguma informação deve denunciar pelo 181 ou 190.

Além do prejuízo com a queima dos materiais, o incêndio também causou transtornos. Os vizinhos tiveram que passar boa parte da madrugada fora de suas residências. Nesta manhã, equipes do Corpo de Bombeiros e da Prefeitura estiveram no local para avaliar os estragos e se há algum risco para a estrutura. Os barracões não foram atingidos e a empresa pôde continuar funcionando.