Com um comprimento total de cerca de 1000 quilômetros, o Rio Paranaíba é um dos grandes cursos d’água do Brasil. No entanto, a situação dele não é muito favorável em Patos de Minas. Além dos constantes despejos de esgoto, o Rio Paranaíba se encontra com lixos de toda espécie. Além disso, o nível das águas também está bem abaixo, considerando o registrado em período de cheia.

A situação foi verificada nos fundos do Bairro Laranjeiras. Com uma grande área de pedras e areia, formando uma espécie de praia, o rio se estreita, ficando com poucos metros de largura no local. Apesar do nível bem abaixo, o que é comum para esta época do ano, o que mais chama a atenção é a grande quantidade de sujeira. É possível ver garrafas pets, latas de tinta, manilha, parte de uma grande tubulação e até capacete nas águas. Imagens no local também mostram uma grande quantidade de galhos de árvore, parando todo tipo de lixo que é jogado no rio.

Especialistas explicam que a limpeza dos rios é essencial para proteger o meio ambiente, a saúde humana e a economia, bem como para manter a biodiversidade e os ecossistemas aquáticos saudáveis. A gestão adequada dos recursos hídricos e a redução da poluição são medidas críticas para garantir que os rios continuem a desempenhar seu papel vital para a sociedade e no equilíbrio dos ecossistemas.

O Rio Paranaíba, juntamente ao Rio Grande, é um dos formadores do Rio Paraná. Sua nascente está situada na Serra da Mata da Corda, no município de Rio Paranaíba/MG, e possui altitude de cerca de 1.100 m. Ele percorre aproximadamente 100 km até alcançar o perímetro urbano de Patos de Minas/MG. Muitos patenses sonham em ver o rio plenamente livre de esgoto e sujeira, totalmente despoluído.