O Patos Hoje recebeu imagens de cima, que mostram a precariedade do telhado de um dos prédios históricos mais antigos de Patos de Minas. Muitos buracos podem ser vistos em diferentes partes da cobertura, que corre o risco de desabar.

O prédio está vazio há cerca de 11 anos, desde que a Delegacia de Plantão da Polícia Civil deixou de funcionar ali. Desde então, o imóvel vem sendo alvo de invasões. Na última semana, a Prefeitura construiu uma parede onde era a porta principal do segundo piso para evitar a entrada de estranhos.

Mas o prédio centenário segue ameaçado. O telhado podre pode desabar a qualquer momento. Com a temporada de chuvas se aproximando, o risco aumenta ainda mais. As cobranças por medidas de proteção e destinação do imóvel não são de agora.

O problema é que o prédio pertence ao Governo do Estado. Segundo o secretário municipal de cultura, Rogério Mexicano, haverá uma reunião em Belo Horizonte no próximo dia 06, que poderá decidir um destino para o prédio.


Sobre o prédio centenário


O prédio situado no centro de Patos de Minas tem grande importância histórica para o município, segundo os historiados. A imóvel foi construído em 1912 para abrigar a Casa de Câmara e Cadeia. Em cima funcionava a Câmara Municipal e embaixo a Cadeia Pública. O local também abrigou o Fórum de Patos de Minas por alguns anos e, por último, foi sede de Delegacias da Polícia Civil. O prédio está fechado há cerca de 12 anos.