As chuvas deram uma trégua nas últimas horas, mas as águas do Rio Paranaíba seguem avançando. Nesta manhã, a medição feita pelo Corpo de Bombeiros mostra a marca de 9,33m acima do normal, seis centímetros acima do registrado no final da tarde de ontem. Imagens aéreas feitas por Elton Lopes e cedidas ao Patos Hoje mostram de cima a situação de momento.

Pelo alto é possível ver que o Rio Paranaíba transbordou em diferentes regiões da cidade. Muitas áreas de pastagem estão debaixo d’água. Nos fundos do bairro Copacabana, a elevatória da Copasa, que bombeia o esgoto para a estação de tratamento, já está sendo inundada. Isso indica que as máquinas serão paralisadas e que o esgoto será jogado no rio.

Com a cheia, o Rio Paranaíba faz represar o Córrego do Monjolo e provoca inundações de casas nos bairros Vila Rosa e Jardim Paulistano. Algumas famílias já foram retiradas e encaminhadas para casas de parentes. A orientação do Corpo de Bombeiros e da Defesa Civil é para que as pessoas que moram em áreas de risco de alagamento façam monitoramento constante da situação.

A Prefeitura também está cadastrando voluntários para auxiliar as famílias que desejarem se mudar. (Veja como se cadastrar). Os moradores estão sendo convencidos a não esperarem a água chegar em suas casas. No ano passado, muitas famílias tiveram que se mudar no meio da noite, com água na cintura, o que fez aumentar as perdas.

A partir dessa terça-feira (10), a Prefeitura dá início ao funcionamento do Centro de Assistência Social às Vítimas da Enchente- CASVE. As famílias que necessitarem de atendimento, orientações, acolhimento e outros serviços podem entrar em contato pelo telefone 3822- 9740, das 8h às 17h.