O Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) vai contar, a partir de agosto, com uma importante ferramenta para controlar a avicultura e suinocultura no Estado: o Sistema de Georeferenciamento de Defesa Sanitária Animal (GeoDsa). Trata-se de um programa que visa modernizar os trabalhos nessas áreas, trazendo benefícios como a disponibilização de dados de fiscalização e trânsito em menor tempo, controle das atividades dos setores, emissão de Guias de Trânsito Animal (GTA) e cadastro eletrônico.

O diretor-geral do Instituto, Altino Rodrigues Neto, acredita que programas como esses serão cada vez mais necessários, tendo em vista o desenvolvimento da informatização dos dados. “Acredito que a tecnologia aliada a esses sistemas informatizados vem somar no controle sanitário animal do Estado. E todos ganham com isso, a sociedade com a garantia de alimentos de qualidade, e o agronegócio mineiro, com a simplificação e agilidade nos processos”.

O programa também beneficiará os médicos veterinários habilitados para emissão de GTA, vinculados a empresas, que a partir de agora poderão lançar dados, emitir documentos e enviar relatórios ao IMA com maior rapidez.