Fim da polêmica! A escadaria da Catedral de Santo Antônio vai ser reconstruída. Um novo projeto foi elaborado e aprovado pelo Conselho Municipal do Patrimônio Histórico de Patos de Minas e pelo Ministério Público. A obra já foi iniciada e segue a todo vapor devendo ser concluída em algumas semanas.
A escadaria dos fundos da Catedral de Santo Antônio foi retirada no início deste ano. A decisão causou polêmica já que a Igreja é tombada pelo Patrimônio Histórico do Município de Patos de Minas e uma intervenção, por menor que fosse, dependeria de aprovação do Conselho Municipal do Patrimônio. O caso foi parar no Ministério Público.
As escadarias da Catedral fazem parte da história do município de Patos de Minas e da rixa política entre duas famílias. De acordo com historiadores, na época da construção da igreja, o arquiteto que elaborou o projeto foi obrigado a fazer uma escada na frente e outra nos fundos para que os integrantes das famílias Borges e Maciel não se encontrassem durante as missas.
Diante de tanta repercussão com a retirada da escadaria, a Igreja Católica apresentou projeto para a construção de uma nova escada. De acordo com o historiador Geenes Alves, a intenção é construir uma escadaria mais moderna, sem a intenção de reproduzir a que existia no local. Segundo ele, uma restauração não foi possível e imitações não são recomendáveis nesses casos.
Autor: Maurício Rocha
[[ comentario.apelido ]]
[[ comentario.data ]][[ comentario.texto ]]
Comentário removido pelos usuários
[[ resposta.apelido ]]
[[ resposta.data ]][[ resposta.texto ]]