Em reunião realizada na manhã dessa segunda-feira, dia 16, na sede da AMAPAR, em Patos de Minas, representantes do SISEMA - Sistema Estadual de Meio Ambiente apresentaram a evolução da Campanha de Regularização do Uso da Água em Minas Gerais e anunciaram que, a partir do dia 13 de abril, empresas, indústrias e propriedades rurais serão fiscalizadas e penalizadas caso não tenham feito o registro do uso da água.

De acordo com Marcelo Oliveira, técnico do IGAM - Instituto de Gestão das Águas -destacou que a fiscalização será na Bacia do Rio Paranaíba, nos municípios compreendidos na região de Rio Paranaíba até Unaí e finalizando em Tupaciguara. Ele informou ainda que, os usuários terão uma outra oportunidade para fazer o registro no período de 31 de março a 31 de julho.

A gerente da FIEMG Regional Alto Paranaíba, Marcela Viana de Barros Abdo, comentou que a instituição irá desenvolver uma campanha de orientação aos empresários e industriais que não tenham feito o registro para evitar penalizações.
"Pretendemos implantar na sede da Regional, um posto de preenchimento do formulário de registro da água", acrescentou.

O presidente do Sindicato dos Produtores Rurais, Evaristo José Caixeta, salientou que também, a entidade estará com posto de preenchimento para orientar os produtores, que serão alvo da fiscalização.

O ambientalista Wilson José da Silva, da Divisão de Meio Ambiente da AMAPAR, destacou que a partir do registro das águas, o Estado de Minas Gerais irá conhecer a demanda e definir estratégias para se ter água em quantidade e qualidade para atender os municípios mineiros. "Precisamos garantir o uso das águas para todos", comentou.

Foto: Mariângela Nogueira