Em tempos de pandemia, tornou-se um desafio para os professores a realização de projetos educacionais eficientes, que possam potencializar a aprendizagem dos alunos, já que os estudos, neste ano de 2020, limitaram-se à esfera virtual, atendendo as orientações do isolamento social como prevenção ao novo coronavírus. Enfrentando de maneira exemplar este desafio, os alunos do Instituto Federal de Patos de Minas estão fazendo diferença no cenário educacional deste período, pois os estudantes são os protagonistas do projeto IFacilita Linguagens, idealizado pela professora de Língua Portuguesa, a profª. Doutora Andréa Cristina de Paula, contando com a colaboração da docente Mara Cristina, também professora de Língua Portuguesa no Instituto Federal, e da professora Gláucia Helena, que não atua na instituição, mas que possui bastante experiência com projetos na rede pública estadual uberlandense.
Tal como já se sugere no título, este trabalho objetiva facilitar o acesso de estudantes e servidores que compõem a comunidade interna do IFTM (bem como da sociedade em geral) a diferentes conhecimentos, envolvendo a área de linguagens, mais especificamente, de Língua Portuguesa. Para tanto, criou-se uma página no Instagram e um canal no Youtube, com o propósito de disseminar virtualmente pequenos vídeos realizados por alunos das turmas de segundo ano do Ensino Médio Integrado do IFTM, de Logística, Mineração e Eletrotécnica (TLI2, TEI2 e TMI2/2019 -2021). Esses vídeos envolvem diversos conceitos sobre regras gramaticais de português, de redação (conforme exigências do ENEM) e também de literatura, e são expostos pelos estudantes de maneira objetiva, simplificada e criativa, a fim de tornar mais fácil a compreensão do conteúdo.
Conforme afirma a professora Andréa, trata-se de um projeto interdisciplinar, de caráter extensionista (já que sua abrangência extrapola o alcance apenas das pessoas que possuem vínculo direto com a escola) e que busca colocar em prática o que recomenda Paulo Freire, quando afirma que “quem ensina aprende ao ensinar”. Nesse sentido, esse trabalho visa ao aprendizado dos estudantes envolvidos no projeto, por meio do ensino de vários conteúdos da área de linguagens - a visual, a falada, a sonora e a escrita. O projeto ancora-se em campos multidisciplinares, pois explora, além da língua portuguesa, o âmbito das artes, da cultura e da informática, tanto em sua elaboração como na divulgação dos trabalhos, usando-se de diferentes métodos e didáticas compatíveis com as mais variadas plataformas audiovisuais.
Em tempos de pandemia, o IFacilita Linguagens tem representado uma grande contribuição para alunos e professores, sendo uma ferramenta valiosa de conhecimentos, visto que as novas tecnologias de informação cumprem cada vez mais o papel de mediar o que acontece no mundo, editando a realidade. Isso, porque, além de oferecer condições reais de leitura e produção de textos orais e escritos, o trabalho de divulgação dos vídeos educativos possibilita aos alunos destinar seus conteúdos a espectadores reais. Assim, os estudantes podem compartilhar seus conhecimentos com alunos matriculados em outras escolas (estaduais e municipais) ou com pessoas que visem à aprovação em concursos e até mesmo com professores da área de Língua Portuguesa, que poderão utilizar o material como ferramenta de aprendizagem em suas aulas, reforçando, de forma leve e criativa, conteúdos básicos que fazem parte do currículo escolar.
Trata-se, portanto, de um trabalho social, tendo em vista que, mais que incentivar os estudantes do IFTM, campus Patos de Minas, a divulgar o próprio trabalho e conhecer o trabalho dos demais colegas da escola, este projeto também atua como um canal que tem por objetivo facilitar o acesso da comunidade externa a conhecimentos acerca da Língua Portuguesa e disciplinas afins, como também poderão preparar diversos estudantes para participarem de exames (a exemplo do ENEM, FUVEST, USP e outros processos seletivos existentes no Brasil) que avaliam habilidades acerca destas três áreas do saber: português, literatura e redação.
O material tem sido postado semanalmente desde agosto deste ano, contando até agora com mais de 25 publicações. Diante da relevância deste projeto, a equipe executora planeja prosseguir com o trabalho, mesmo após a pandemia, aprimorando o canal para atender cada vez mais e melhor ao público, e continuar, assim, valorizando o aprendizado produzido pelos alunos do IFTM, campus Patos de Minas.
A seguir, apresentamos alguns vídeos do projeto, que se encontram à disposição da comunidade por intermédio da página do Instagram IFacilita Linguagens e por meio do canal do Youtube, com o mesmo nome.
Link de acesso ao canal IFacilita Linguagens :
Link de acesso à página no instagram:
A seguir, link, contendo vídeo de apresentação do projeto feito pelos próprios estudantes.
A seguir, consta também outro vídeo como exemplificação de como o trabalho está acontecendo na pratica:
Por fim, segue mais um vídeo como forma de ilustração da criatividade dos estudantes:
[[ comentario.apelido ]]
[[ comentario.data ]][[ comentario.texto ]]
Comentário removido pelos usuários
[[ resposta.apelido ]]
[[ resposta.data ]][[ resposta.texto ]]