O Hospital Regional Antônio Dias comemora nesta segunda-feira, dia 18 de julho, o aniversário de 92 anos. Desde a fundação, em 1930, grandes transformações e avanços ocorreram, mas ainda há muito o que fazer para melhorar a assistência em saúde da população. O Hospital Regional comemora mais um ano de vida à espera de mais investimentos.

Embora seja um Hospital Regional mantido pela Fundação Hospitalar de Minas gerais – FHEMIG – o Hospital Regional tem forte ligação com o povo de Patos de Minas. O médico e deputado estadual, Dr Hely, lembra as campanhas de doações feitas com a população para construir o Pronto Socorro. O apoio da comunidade foi fundamental para a transformação da unidade hospitalar.

Hoje, especializado em traumas e maternidade de alto risco, pediatria, clínica médica, cirurgia geral, ortopedia, toxicologia, neurologia, neurocirurgia e ginecologia e obstetrícia, o Hospital Regional Antônio Dias é referência para mais de 700 mil habitantes de 33 municípios do Alto Paranaíba e Noroeste Mineiro. A estrutura é que ficou pequena para tamanha demanda.

Além de um número reduzido de leitos, são menos de 140 para toda a região, o Hospital Regional também enfrenta problemas para contratar mão de obra qualificada. Embora atue como Hospital Escola, mantendo convênio com instituições de ensino para a formação de novos profissionais, a contratação de médicos têm sido um problema.

Hoje, ao completar 92 anos, o Hospital Regional Antônio Dias vive a expectativa de um futuro melhor. O Governo do Estado anunciou investimentos da ordem de R$ 35 milhões para a ampliação da estrutura. Parte dos recursos, cerca de R$ 20 milhões, já está no caixa da Prefeitura. Não há previsão para o início das obras, mas a expectativa é de que elas aconteçam o mais rápido possível para garantir à população o direito à saúde.