Carros parados em fila dupla, em cima da faixa, uma confusão de alunos, carros, motos, ambulâncias e muito mais. Parece muito né? Mas é esse cenário que os motoristas encontram ao tentar passar pela rua Barão do Rio Branco em frente a uma escola principalmente na hora do almoço. Nossa reportagem esteve no local e registrou imagens que mostram a falta de educação e de preparo de alguns pais.
O trânsito em Patos de Minas é extremamente conturbado, caótico e muito estressante. Isso ninguém pode negar. Entretanto, situações que poderiam ser evitadas continuam contribuindo para um trânsito cada vez mais lento e desgastante. Nossa reportagem foi até a porta de uma escola na Rua Barão do Rio Branco e flagrou motoristas parando no meio da rua para buscar ou deixar os filhos na escola.
Além disso foi possível observar, em poucos minutos, o trânsito virar um verdadeiro caos. Motoristas parados em cima de faixa de pedestre, crianças atravessando fora dela, uma grande fila de carros, motos, ambulâncias e muito desrespeito. A rua é bastante estreita e permite estacionamento dos dois lados o que prejudica ainda mais o fluxo de trânsito principalmente em horários de saída e entrada dos alunos.
Uma empresa está em patos de Minas para avaliar as questões de trânsito e traçar estratégias para a melhoria da mobilidade urbana. Mas até lá, é preciso que as pessoas se conscientizem e se atentem quanto aos direitos individuais no trânsito. Em outros pontos da cidade também há muita reclamação. Como por exemplo no entorno da Praça Champagnat. Em horário de pico o local fica quase que impossível de se transitar em razão das filas duplas e do desrespeito de pais que ignoram as normas de trânsito para buscarem seus filhos em uma escola particular nas imediações.