As aves que estavam em gaiolas foram levadas para a delegacia.

Um homem de 48 anos foi preso nessa quarta-feira (16) em Patos de Minas pela Polícia Militar de Meio Ambiente por manter pássaros da fauna silvestre em cativeiro. Na casa dele, no bairro Santa Luzia, os policiais encontraram diversas gaiolas e cinco pássaros de diferentes espécies. As aves serão devolvidas ao meio ambiente.

A Polícia Militar de Meio Ambiente chegou ao local através de uma denúncia anônima. O criador não possuía nenhum tipo de autorização para manter em cativeiro os pássaros da fauna silvestre. Foram apreendidos Canários da Terra, Sabiá e Papa Capim. As aves serão avaliadas por um veterinário antes de receberem a liberdade.

Manter pássaros da fauna silvestre em cativeiro sem autorização é considerado crime ambiental. E além de ter que responder na Justiça, o dono das aves receberá uma multa no valor de R$ 500,00 por cada um dos pássaros apreendidos.

A Polícia Militar de Meio Ambiente alerta que a criação de animais silvestres depende de autorização do IBAMA. O Papagaio comumente encontrado nas residências de Patos de Minas é um exemplo de ave que depende de autorização para ser criada.

Autor: Maurício Rocha