A Polícia Militar de Meio Ambiente de Paracatu conseguiu chegar até um homem que usou as próprias redes sociais para se vangloriar da captura de um tatu-canastra. A carne e a carapaça do animal foram encontradas no quintal da casa dele. Por causa dos crimes ambientais cometidos, o homem pode ter que pagar multa de até R$ 30 mil.

A denúncia foi feita no sábado (17) e os homens da Polícia Militar de Meio Ambiente não tiveram dificuldades para chegar até a casa do homem, na zona rural de Paracatu. Em contato com o cidadão suspeito, e cientificado sobre o ocorrido, ele assumiu que capturou o animal, mas alegou que não é praticante de caça a animais silvestres.

Durante uma vistoria nas imediações do imóvel rural, os policiais de meio ambiente encontraram a carapaça do tatu-canastra, jogada ao solo, semelhante a do animal exibido em fotos nas redes sociais. Em uma varanda nos fundos, os militares encontraram ainda uma gaiola, com um papagaio galego em cativeiro e duas redes de pesca.

Diante da situação, o autor do fato recebeu voz de prisão em flagrante delito, mas por se tratar de infração penal de menor potencial ofensivo, ele firmou o compromisso em T.C.O (termo circunstanciado de ocorrência), para comparecer em audiência em juizados especiais, em data previamente agendada, não sendo necessário encaminha-lo a delegacia de Plantão para prisão em flagrante.

Em relação as medidas ambientais, por se tratar de animais silvestres em extinção, tanto o tatu- canastra, quanto o papagaio galego, o homem foi autuado administrativamente, conforme as infrações ambientais correspondentes, as quais poderão chegar ao valor de R$ 30.000,00. Ele poderá apresentar defesa.

O papagaio foi apreendido e, após avaliação veterinária favorável, poderá ser realizada a soltura no habitat natural. A carne do tatu e a carcaça, após periciados, serão descartados no aterro sanitário de Paracatu. As redes de pesca foram apreendidas e poderão ser destruídas.

Tatu-canastra

O Tatu-Canastra, também conhecido como tatu gigante, é o maior e mais raro dos tatus existentes no mundo. Esta espécie pode medir até 1,5m de comprimento e pesar até 60 quilos. O animal é característico do cerrado, mas por ter hábitos noturnos, por passar a maior parte do tempo debaixo da terra e por estar ameaçado de extinção, dificilmente é encontrado.