Profissionais de saúde e especialistas do núcleo de oncologia do HNSF foram para as ruas nesse final de semana. ( Fotos: Joaquim Amaral )
Profissionais de saúde e especialistas do núcleo de oncologia do Hospital Nossa Senhora de Fátima foram para as ruas nesse final de semana conscientizar a população sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama. O alvo principal da campanha foram os homens que, ao contrário do que muitos pensam, também podem contrair a doença.

Quando se fala em câncer de mama a primeira imagem que vem a memória é a da mulher. A doença, no entanto, acomete também os homens. De cada 100 casos de câncer de mama diagnosticados, um é em homem. O grande problema é que a falta de informação faz com que a doença nos pacientes do sexo masculino seja detectada de forma tardia.

O trabalho de conscientização promovido pelos profissionais do Núcleo Especializado em Oncologia do HNSF foi para mudar isso. Ao abordar a população no centro da cidade, os profissionais alertaram para a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama. Os índices de cura para o câncer de mama masculino, assim como na mulher, são de 80% a 90% quando diagnosticado no início.

De acordo com a diretora hospitalar do HNSF, Célia Rodrigues, Patos de Minas possui equipamentos de ultima geração para o diagnóstico e tratamento do câncer de mama, o que aumenta e muito as chances de cura.

Autor: Maurício Rocha