Moradores do distrito de Beira Rio, no município de São Gonçalo do Abaeté, não estão nada satisfeitos com os serviços prestados pela Copasa. Eles alegam que estão sem água desde quarta-feira (15). Voluntários organizaram uma campanha para doar água mineral para matar a sede dos habitantes e de turistas que frequentam o lugar.
Além da escassez, os moradores reclamam que a água chega às torneiras está imprópria para o consumo humano. Segundo eles, a água está suja e com um forte mau cheiro. Para matar a sede e fazer as atividades mais urgentes, os moradores estão comprando água mineral.
Nesse final de semana, voluntários fizeram uma campanha para água mineral. Eles doaram cerca de 3.200 garrafas e 27 galões de 20 litros de água mineral. A ação foi suficiente para aliviar o sofrimento das centenas de famílias que vivem no distrito de Beira Rio.
O prefeito de São Gonçalo do Abaeté, Fabiano Lucas, fez um apelo ao governador Romeu Zema e aos parlamentares mineiros, para que eles interfiram na Copasa e também na Cemig. Os moradores cobram uma solução definitiva para o problema. Além dos moradores locais, o distrito de Beira Rio recebe muitos turistas.
A redação do Patos Hoje entrou em contato com a assessoria de comunicação da Copasa e recebeu a informação de que o abastecimento de água na localidade já foi reestabelecido.
“A Copasa informa que o abastecimento na comunidade de Beira Rio, pertencente ao município de São Gonçalo do Abaeté, já foi restabelecido e normalizado completamente em todos os imóveis no domingo (19/01). No final da tarde do dia 16 de janeiro, as fortes chuvas que caíram na região onde é feita a captação de água do sistema Três Marias, que atende à localidade de Beira Rio, causaram danos à estrutura, sendo preciso paralisar o abastecimento para que fossem realizadas manutenções emergenciais necessárias para garantir a segurança do fornecimento de água da população.
Ao contrário da eletricidade, que acaba e retorna de maneira instantânea para todos, a normalização do abastecimento acontece gradativamente, à medida que as redes e os reservatórios são carregados com carga d’água. Isso porque, mesmo com a ajuda de bombas, devido à gravidade, a água chega primeiro aos imóveis de áreas com baixo relevo, e posteriormente, aos imóveis localizados em regiões mais altas, por essa razão, economizar esse recurso neste momento é muito importante.
A Companhia esclarece ainda que durante o serviço os canos secam e quando a água retorna leva ao arraste de partículas minerais no interior da tubulação, alterando a coloração. Para normalizar a situação, técnicos realizaram descargas nas redes, manobras que consistem na retirada da água com a coloração alterada dos canos, para corrigir a turbidez.
A Copasa reforça que, em caso de situações pontuais, para agilizar o atendimento, o cliente deve entrar em contato diretamente com a empresa, por meio de um dos canais de relacionamento, informando o endereço completo da ocorrência. Os canais de relacionamento com o cliente são: Central de Atendimento 0800 0300 115 ou 115; Agência Virtual no site www.copasa.com.br ; ou pelo aplicativo Copasa Digital, disponível para IOS ou Android. As ocorrências também podem ser registradas pela WebChat no site ou pelo WhatsApp (31) 99770 7000, ambos com funcionamento de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h.”
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