Na noite dessa sexta-feira (22), foi comemorado o aniversário de 24 anos do Grupo Tradição dos Narcóticos Anônimos em Patos de Minas. O grupo de mútua ajuda, considerado um dos mais importantes no mundo, nasceu para salvar pessoas que fazem o uso abusivo de substâncias lícitas e ilícitas as quais causam terríveis perdas à saúde. O grupo está sediado na Avenida Brasil, n⁰ 1070, no prédio do dispensário São Vicente de Paulo, em frente ao Estádio Zama Maciel.
O grupo que já salvou diversas vidas na Capital do Milho se reuniram para confraternizar os sucessos obtidos durantes estes anos. Em condição de anonimato, como se apresenta o grupo, eles explicaram que o grupo salvou várias vidas dos horrores da drogadicção, estando presentes vários adictos limpos por múltiplos anos e recém-chegados, com depoimentos emocionantes. Alguns familiares estiveram na confraternização também, motivo de muita alegria e orgulho. Muitos não tiveram a oportunidade de serem salvos e “quebraram a ficha”, voltando para os horrores da adicção, sendo que uns morreram e outros foram internados ou presos.
A primeira reunião do Grupo Tradição aconteceu 18/04/1998. Quatro jovens com as iniciais de nome e apelidos A, B, D e E, citado para não quebrar o anonimato deles, cientes de que faziam o uso abusivo de substâncias lícitas e ilícitas perceberam serem impotentes perante a estas químicas deletérias a saúde, diante desta situação resolveram trazerem para Patos de Minas o grupo de Narcóticos Anônimos, apresentado por um amigo, daí surgiu a primeira sementinha.
Esperança em Nós
A espiritualidade de um grupo de mútua ajuda resulta em salvar vidas no obscuro da solidão e no isolamento seguido de depressão profunda. Os membros convidam todas as pessoas que têm o desejo de parar de usar drogas a conhecer o grupo e pedem para quem não tem o desejo, pense melhor nas suas decisões, por a vida ser única e os nossos familiares não merecem sofrerem com a doença, logicamente pensando em si mesmo em primeiro lugar.
Seguem o resumo do nascimento da irmandade:
Narcóticos Anônimos surgiram a partir do Programa de Alcoólicos Anônimos no fim dos anos 1940, com as primeiras reuniões de NA emergindo na área de Los Angeles na Califórnia, EUA, no inícios dos anos 1950.
“Narcóticos Anônimos ou NA é uma Irmandade ou Sociedade sem fins lucrativos, de homens e mulheres para quem as drogas se tornaram um problema maior. Somos adictos em recuperação, que nos reunimos regularmente para ajudarmos uns aos outros a nos mantermos limpos”.
“Este é um programa de total abstinência de todas as drogas e há somente um requisito para ser membro: o desejo de parar de usar. Sugerimos que mantenha a mente aberta e dê a si mesmo uma oportunidade”.
Alcoólico Anônimos iniciou-se em 1935, em Akron, Ohio, com o encontro de Bill W., um corretor da Bolsa de Valores de Nova Iorque, e o Dr. Bob, um cirurgião de Akron.
O Dr. Bob, porém, apesar do seu contacto com os grupos de Oxford, não conseguia deixar a bebida. Mas quando travou conhecimento com Bill, tal facto surtiu um efeito imediato: desta vez encontrava-se cara a cara com um companheiro alcoólico que conseguira deixar de beber e que lhe explicou que o alcoolismo e a drogadicção geralmente era uma doença mental, emocional e física.
Os companheiros da irmandade agradeceram todos os presentes no aniversário e os co-fundares do grupo.
Comentário mais curtido:
Adicto
Este grupo é excelente.
Contrição
24/04/2022 19:26Arrependemos por não termos agarrados todas as oportunidades que surgiram para nós. O tempo que passa não volta mais.
Uma escolha tortuosa
24/04/2022 19:24Nos caminhos tortos por onde andei, deparei-me com várias exclusões, isolamentos, delírios, esquizofrenia, traição de companheiros, tristeza, suicídios, tentativas de suicídios, homicídios, prisões, overdose, perda de bens materiais, latas de cerveja vazias jogadas no chão, garrafas diversas de bebidas, mau cheiro, bitucas de cigarros, isqueiros vazios, pessoas perambulando descalças, de bermudas, pelos trilhos e becos, procurando um prazer momentâneo, isolamento em construções civis, vaivém de ambulâncias e policiais. Esses caminhos são a perda de um tempo que não tem voltas. Todavia, podemos pegar atalhos e fazer bom uso do nosso tempo e caminhar em linhas retas de puro verde, alegria, mente aberta, serenidade e pessoas com a aura brilhante.
Borges
24/04/2022 19:21Ápice da loucura Viver no ápice da loucura é viver uma vida desmedida sem limites, um dia de cada vez na destruição, usando drogas, bebidas, cigarros, concupiscência carnal, adrenalina sem limites, colocando a vida em risco a todo instante, um gozo momentâneo que traz uma consequência infernal por toda a vida!
Roberto
24/04/2022 14:11Ê beleza, agora é tomá um goró pra comemorá!
Toe
24/04/2022 08:10Não esqueceremos de vcs: Vicente de Paula Souza - João Marra - José Carlos da Silva ( Carlito ) - Mauri da JL - Cabo Batista - Professora Beth - Gladston Gabriel - Bartolomeu Ferreira - Nivaldo Tavares - Itamar André. 25% de aumento nos próprios salários em meio à crise financeira que vivemos é imoral! Um absurdo! Veta prefeito!!!
Bolsonaro
23/04/2022 18:41Que droga tá rolando nessa festa ai,??
Tuti
23/04/2022 20:43São pessoas diferentes, eles são inteligentes.
Henry
23/04/2022 18:49Tu quer pika e não tá sabendo pedir
Só por hoje
23/04/2022 17:19Gratidão ao Grupo Tradição e aos companheiros que mantém a sala aberta.
Gratidão eterna
23/04/2022 17:03Se hoje me encontro limpo é graças a programação dos Narcóticos Anônimos, a mais de 2 anos que frequento o GRUPO TRADIÇÃO, parabenizo o grupo por estar salvando vidas a mais de 24 anos. SÓ POR HOJE...
Adicto
23/04/2022 13:28Este grupo é excelente.