O Governo de Minas assinou na manhã desta quarta-feira (16/11), os contratos dos Lotes 1 (Triângulo Mineiro) e Lote 2 (Sul de Minas), do Programa de Concessões Rodoviárias, com o Consórcio Infraestrutura MG, vencedor das duas licitações. O grupo, formado pelas empresas Equipav e Perfin, será responsável pela operação, manutenção, ampliação da capacidade e melhoria do nível de serviço dos trechos do sistema rodoviário pelo prazo de 30 anos.

Esses lotes, em conjunto, demandarão investimentos estimados em R$ 5,5 bilhões ao longo do contrato, sendo mais de R$ 2 bilhões nos oito primeiros anos. Dessa forma, serão ampliados o conforto e segurança nas vias, com a inclusão de serviços para os usuários, como socorro mecânico, atendimento médico, combate a incêndios e apreensão de animais.

“Com as duas concessões, o Governo de Minas conseguiu resolver problemas históricos de rodovias federais que foram delegadas ao estado para que pudessem ser incluídas no programa de concessões e receber, assim, todas as melhorias necessárias. É o caso da BR-365 e BR-452, no Triângulo Mineiro, e da BR-459, no Sul de Minas”, destaca o Secretário de Estado de Infraestrutura e Mobilidade, Fernando Marcato.

A BR 365 está totalmente esburacada, provocando acidentes e sendo alvo de muitas queixas. Mas o projeto de concessão da rodovia, que prevê apenas 10 quilômetros de duplicação e pedágio superior a R$ 10,00 também tem gerado questionamentos. O próprio Ministério Público Federal ajuizou ação na Justiça para melhorar o projeto.

Extensão

O lote Triângulo Mineiro possui 627,4 quilômetros de rodovias. Os trechos estão localizados entre as cidades de Uberlândia, Uberaba, Patrocínio e Araxá. O secretário de planejamento, Fernando Marcato, anunciou durante a solenidade que já vai iniciar os estudos para ampliar o contrato de concessão para o trecho entre Patos de Minas e Patrocínio.

A concessionária será responsável pela duplicação de 36,1 quilômetros e implantação de 55 quilômetros de faixas adicionais, além de 353 quilômetros de acostamento, 52 dispositivos de interseção e rotatórias, três travessias de pedestres, 39 adequações de Obras de Arte Especiais, 13 quilômetros de pavimentação, entre outros.

O lote Sul de Minas possui 454,3 km e abrange trechos das rodovias CMG-146, MG-173, MG-290, MG-295, MG-455, BR-459, MG-459 e LMG-877.

A previsão é de que nos 24 primeiros meses de contrato sejam feitos investimentos de caráter emergencial nas rodovias, melhorando as condições de tráfego e segurança. Ao final dos seis primeiros anos de concessão, todos os trechos concedidos deverão atender aos parâmetros técnicos especificados no projeto.

“É com imenso orgulho que damos esse importante passo para gestão e operação dos dois lotes de concessões de rodovias, que contribuirão muito para o desenvolvimento socioeconômico sustentável das regiões do Triângulo Mineiro e do Sul de Minas. Nosso compromisso é com uma prestação de serviços de excelência, aportando experiência e recursos necessários para a modernização das rodovias, proporcionando maior conforto e segurança dos usuários”, afirma José Carlos Cassaniga, diretor do Consórcio Infraestrutura MG.