Cuidado com as mensagens que recebe, as ligações que chegam ao seu telefone ou com os “documentos” que chegam à sua caixa de e-mail. Os estelionatários parecem ter acionado o modo turbo neste final de ano e as denúncias de golpes se multiplicaram de alguns dias para cá. Os meios eletrônicos são os mais usados pelos criminosos para tirar dinheiro das vítimas.

Foi por muito pouco que um comerciante em Patos de Minas não perdeu dinheiro após receber uma mensagem em um telefone celular. O texto indicava uma dívida de mais de R$ 27 mil no CPF da vítima e indicava um número 0800 para que a pessoa ligasse para verificar a situação. Segundo o comerciante, ao ligar no número indicado, o atendente informou que a dívida era de 2013, referente a seis cheques e que, se fizesse o pagamento agora, poderia dar desconto e fechar o valor em R$ 1.800,00.

Como é comerciante, a vítima fez uma consulta ao CPF e viu que não havia dívida alguma, mas decidiu entrar em contato com o Patos Hoje para alertar outras pessoas. Segundo ele, a mensagem é encaminhada por SMS, como fazem algumas operadoras e o número 0800, como central de atendimento, é bastante convincente. Se não estiver atenta e possuir algum conhecimento, a pessoa acaba caindo na conversa dos estelionatários.

Este mesmo método é utilizado pelos estelionatários de cartões de crédito. Eles entraram em contato com a vítima, como se fossem do banco ou da operadora de cartões, e “alertam” para compras realizadas no cartão. Ao informar que não fez as compras, o falsário informa que o cartão foi clonado e que vai enviar uma pessoa até a casa da vítima para recolher o cartão, que supostamente foi clonado, e a senha.

O Pix também passou a ser alvo dos estelionatários. Em alguns casos, o golpe é simples. A pessoa agenda transferência, mostra o comprovante, mas depois não realiza o pagamento. Nos casos mais sofisticados, os bandidos criam falsas centrais de atendimento e se passam por bancos e financeiras para tirar dinheiro das vítimas.

Confira dicas para não cair em golpes neste final de ano:

-Sempre confira o remetente dos e-mails recebidos e não acesse páginas suspeitas;

-Nunca clique em links recebidos por e-mail, WhatsApp, redes sociais ou SMS para cadastro da chave do Pix. Em vez disso, visite o site ou aplicativo do seu banco ou entre em contato com a Central de Atendimento para confirmar se a comunicação é verdadeira;

-Cadastre suas chaves Pix apenas nos canais oficiais dos bancos, como aplicativo bancário, Internet Banking ou agências;

-Nunca compartilhe o código de verificação recebido quando você realiza o cadastro da chave Pix;

-Não faça qualquer tipo de cadastro no Pix a partir de ligações telefônicas ou contatos pelo Whatsapp. Essa prática não existe;

-Não forneça senhas ou códigos de acesso fora do site do banco ou do aplicativo;

-Não faça transferências para amigos ou parentes sem confirmar por ligação ou pessoalmente que realmente se trata da pessoa em questão, pois o contato da pessoa pode ter sido clonado ou falsificado;

-Monitore o seu CPF com frequência para garantir que não foi vítima de qualquer fraude do Pix.